Tatu-bola, mascote para a Copa de 2014, simboliza bem o Brasil, ao estilo brasileiro
É um bicho feio , horroroso , habitualmente covarde se atacado , mas muito traiçoeiro e pusilânime na hora de se alimentar . É o de menor tamanho da sua espécie ; cerca de 40 cm em média , quando esticado.
Na caatinga do Nordeste brasileiro é endêmico. Como é pouco inteligente cava mal ; razão pela qual é facilmente caçado; portanto , parte importante na dieta alimentar dos nordestinos, que raramente vêem um pedaço de carne de boi .
Come formigas , larvas de insetos , cupins na maior parte do tempo e alguns ovos de pequenos répteis. Devido à precariedade para escavar esconde-se nos buracos feitos por outros animais , bem ao estilo brasileiro . Quando não consegue fugir dos predadores , enrosca-se numa bola .
Reflete bem o espírito atual dos brasileiros , sua ética , assim como a feiúra .
Se o saudoso Osvaldo
Sargentelli, dito “mulatólogo” de profissão , andasse todavia entre nós , iria à falência . Mulatas esculturais , verdadeiros banquetes para quatrocentos talheres , como se dizia antigamente , hoje não existem mais .
E o que dizer
da Rita Souza, da Cecília, da Cleusa...? que neste momento ao pensamento surgem como uma ressonância de uma canção sentida ... de uma saudade que não murcha ...
A estupidez dos brasileiros é realmente espetacular!