Translate

quinta-feira, 28 de julho de 2005

Honestidade é que nem virgindade.

Não existe essa de ser meio virgem, como não existe essa de ser meio desonesto.....

O texto abaixo foi-me enviado por Maria da Graça, uma grande amiga, que esqueceu o nome do autor. Diz ela que copiou, mas na hora de colar, não colou. Mistérios da computação feminina. Bom, quem quer que seja o autor ou a autora, o crédito está dado. Primeiro, porque está muito bem escrito; e segundo, porque concordo com tudo que escreveu.

Limpando os trilhos
Pode parecer paranóia mas toda esta confusão está cheirando um grande arranjo para o PSDB voltar ao poder. 


Em primeiro lugar não é crível que o problema do mensalão não fosse do conhecimento de todos os interessados em Brasília, o próprio presidente da Câmara, para justificar o aumento dos subsídios dos deputados já havia falado no pagamento mensal dos parlamentares; segundo, as questões de nomeações para cargos de confiança, com a interferência de dirigentes do PT, sem vínculos com o governo, também, eram públicas e notórias.

Portanto, o estardalhaço que se faz agora tem como objetivo atrapalhar ou liquidar de vez a pretensão de Lula se reeleger e do PT se manter no Poder. 


Outra coisa que também cheira mal é a apreensão do dinheiro da Igreja Universal do Reino de Deus transportado no aero-bispo do deputado-bispo do PFL. 

O objetivo deste episódio é, claramente, queimar os evangélicos e o seu possível candidato à Presidência, o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho.

O fim do PT gerará, devidamente, um vazio de esperanças, principalmente entre os mais pobres, e esse vácuo poderia perfeitamente ser preenchido com as promessas de realizações milagrosas pelos religiosos pentecostais da Igreja Universal e outras similares. 


O caminho, assim, estaria aberto a um demagogo e populista capaz de aproveitar a decepção das massas com o fracasso da solução terrena do governo do PT, e ninguém melhor do que Garotinho para exercer esse papel, comprometendo os religiosos políticos com a corrupção se estaria afastando essa possibilidade. Ninguém acredita que o transporte de dinheiro por aeros-bispos em todo o Brasil não fosse do conhecimento de todos.

O caso Daslu, também, é emblemático, o espetáculo da prisão de seus sócios cumpre o objetivo de comprometer a direita mais radical com a sonegação de impostos para evitar que ela aproveite o vácuo e espalhe o poder com um discurso moralista e moralizador.
Portanto, só sobraria para suceder Lula o pess...

“Querem fazer da gente besta”
A frase que serve de título é usada pelo povão sempre que dele querem zombar. Ouve-se com muita freqüência: 


Você quer fazer de mim besta? 

O vocábulo “besta”, tem o sentido, na linguagem popular, de “tolo”, “simplório”, segundo registra o dicionário Aurélio, e o tolo é o tonto, sem inteligência, amalucado, aparvalhado.

Todos sabem que os pais e donos do PT são: Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu, José Genoino e Luiz Gushikem. 


São conhecidos, agora, os seus diretos e diletos auxiliares: Delúbio Soares, João Paulo Cunha, Marcelo Sereno e Sílvio Pereira, contando todos com as astúcias e o talento do publicitário mineiro Marcos Valério. 

São todos partícipes das roubalheiras que neste momento estão sendo conhecidas. O presidente Lula certamente a todos pediu: tirem-me do meio dessas safadezas, para aparecer como inocente e desconhecedor de tais maracutaias.

Em 1946, no mês de agosto, fui nomeado juiz municipal do termo do Frade, hoje Jaguaretama. Encontro-me, poucos dias depois, com o meu saudoso professor José Martins Rodrigues, que me disse: Cavalcante (assim me tratava), você agora é juiz, precisa estudar muito, recomendo-lhe a aquisição e leitura de uma obra clássica: ‘‘A Lógica Judiciária e a Arte de Julgar’’, do Fabreguttes. 


E continuou: É livro raro, mas já há uma tradução para o Português. Tive sorte, encontrei o livro no “sebo” do Gurgel. Comprei-o e nele aprendi muitas lições das quais destaco esta: “A Lógica é propriamente a arte de raciocinar”. Obra citada, pg.13, Tradução de Henrique de Carvalho, Rio, 1914. 

Com o passar do tempo, noutro livro ‘‘Introdução à Lógica’’, de Irvins M. Copi.pg.19, Tradução de Álvaro Cabral, São Paulo, 1978, leio: “O Estudo da Lógica é o Estudo dos Métodos e dos Princípios, usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto”. Arme-se um silogismo: 

O presidente Lula precisa de deputados para formar maioria parlamentar. Esta é a premissa maior: Os deputados foram comprados (mensalão), essa a premissa menor. As duas........

AS ÁGUAS DA CRISE DESEMBOCAM NO JUDICIÁRIO
''Claro que a reforma política não é panacéia. Com o Congresso que está aí, e que não votará contra ele, visto que não dará, pois, um tiro no próprio pé, pode acabar sendo é uma cortina de fumaça. 


Nem a reforma administrativa - reduzir número de cargos de confiança e de ministérios. Nem ministério ético, composto de notáveis. Nem ainda técnico ou técnica na Casa Civil.

A questão é mais profunda. Basta levantar o tapete da nossa história: tem sujeira ainda da Colônia, do Império e da República Velha. 


É o resultado de cinco séculos de conciliação das elites, quando tudo mudou para continuar a mesma coisa. E parece que queremos continuar varrendo as crises para debaixo do tapete. Uma questão central é a impunidade. 

Que adianta qualquer lei se quem a desrespeita tem a garantia da impunidade, seja no julgamento seja na protelação dele, e isso quando é apanhado com a mão na massa? 

Não se pode também viver do varejo das operações da Polícia Federal e das fiscalizações das cortes de contas. Tem de haver moralização no atacado, válida para todos e em todo o território nacional. Algo como fez a Itália, com a operação 'mãos limpas'.'

"Mata! Esfola!"
Por que ainda não enforcaram o Roberto Jefferson, o corrupto, o homem que defendeu Collor, o acusador sem provas? Como acreditar num país que poupa criminosos deste tipo, que roubam o povo, agridem a ética e enxovalham a nação?

Por que afinal, após tantas provas, ainda não amarraram o Paulo Maluf num pau-de-arara, deixando-o sem pão e sem água até que ele estertore de dor e raiva, morrendo como um cão, indo pagar no inferno a culpa de seus nefandos crimes?

Por que Garotinho e sua mulher continuam impunes, ludibriando o povo com suas trapaças eleitorais e suas improbidades na administração pública, quando, num país decente, com imprensa decente, o povo devia ser convocado para, em praça pública, apedrejar o casal, deixando os corpos insepultos para serem devorados pelos cães?

Por que... por que... por que... --são muitos os por quês levantados diariamente nas cartas dos leitores aos jornais e revistas e nos e-mails de cidadãos honrados, extremamente éticos, que querem matar e esfolar, querem ver sangue.

O sonho acabou
O "muro" caiu há 15 anos, a União Soviética desmoronou, a China aderiu ao capitalismo do vale-tudo, a Albânia foi a última bóia do PC do B até despejar gente faminta e piolhos na Itália. 


Foi com certo atraso, pois, que uma onda soprada pela esquerda tentou chegar à América Latina no novo século. E essa onda pode passar antes mesmo de chegar. 

Fidel envelheceu sob diferentes aspectos, Chávez orgulha-se do isolamento, Lula está dando nisso aí, Lagos é de centro, Kirchner não é ideológico, só intuitivo, Vázquez está verde. O elo é sobreviver à hegemonia esmagadora dos EUA.

Ao tomar posse, Lula admitiu que a derrota do seu governo seria a derrota das esquerdas. O que dizer agora? O partido da ética e da justiça social sucumbiu a uma prática política obsoleta e abjeta. E é suspeito de aperfeiçoá-la.

Além de empresas privadas financiando campanhas, as públicas bancam partidos. Além do fisiologismo das emendas e dos cargos, a compra em espécie de deputados. E o presidente não vê. 


Aliás, não vê nada. Foi-se o sonho, o que fica melancolicamente claro no relato de Laura Capriglione, na Folha de domingo, sobre o 12º encontro da esquerda latino-americana em São Paulo. Da tribuna, o anfitrião anunciava 106 delegados e 276 convidados de 42 países. Na platéia, 96 gatos pingados. Até aí o sonho era um, a realidade, outra.

A expectativa em relação ao governo de Lula e do PT era imensa. A desolação é ainda maior. A esquerda era pura, honesta, do bem. A direita era impura, desonesta, do mal. Agora, todos são do mal, com uma diferença: a direita é mais competente. Faz até os programas sociais que julgávamos patenteados pela esquerda.

O país parece dividido entre PT e PSDB, mas a grande vitoriosa é a direita. Nem precisou ganhar, porque a esquerda é que perdeu. Ou se perdeu. "Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não.....

A cueca, a mala e o futuro
Antes, o "batom na cueca". Hoje, o "dólar na cueca", com um assessor de um líder petista de Fortaleza que é irmão do ex-presidente nacional do PT flagrado recheado de dinheiro vivo.

Antes, ouvia-se muito falar em "mala preta" e idealizava-se uma pasta executiva do tipo 007 cheia de dinheiro, especialmente dólares. Hoje, tudo mudou. A mala ganhou vida, virou uma estrela. 


Está em toda parte, viaja de jatinho e de ônibus interestadual, afronta detectores de aeroportos e é vaidosa, a danada. Vive sendo fotografada. Numa hora, é discreta, num pretinho básico. Noutra, multiplica-se por sete: uma vermelha, bojuda, outra verde, com rodinha, uma terceira negra, sóbria...

É assim que a população brasileira vai se encantando definitivamente com a política. Só se fala nisso. Para discutir a reforma política, ninguém tem paciência. Mas falar sobre malas e cuecas virou esporte nacional. Pobre do meu e-mail, vive entupido de mensagens contra, a favor, indignadas, pasmas, conspiratórias, revoltadas, conformadas.

Se eu acho ruim ver tudo chafurdando na lama? Bem, ninguém pode dizer que seja bom, mas há um lado educativo e depurador em tudo isso. A podridão está vindo à tona, a polícia age, a imprensa divulga e todos se manifestam. A indignação gera mudança.

No caso da compra de votos, há o PSDB na reeleição de FHC e há o PT na sedução dos aliados do PTB, PL, PP. No caso das malas, há a de milhares de dólares e de reais do PT e há os milhões de reais do deputado do PFL. Mas é bom focar num outro ator dessa tragédia: a Igreja Universal.

Por que um "bispo" da Universal que viaja com malas de R$ 10 milhões, tem jatinho de R$ 50 milhões, já presidiu uma rede de TV (a Record) de milhões e conquistou ovelhas no mundo inteiro vai se meter com política? 


Ou, diretamente: para que um bispo da Universal precisa de mandato de deputado? Tivemos 20 anos de ditadura militar, vivemos uma redemocratização alegre e tranqüila, passamos pela transição caótica de Sarney, chegamos à ce....


Comentários: Para enviar por E-mail clique «AQUI»



x