13% dos brasileiros admitem vender o voto.
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Pesquisa Datafolha feita em todo o país mostra que 13% dos brasileiros admitem já ter trocado seu voto por dinheiro, emprego ou presentes. Esse percentual corresponde a cerca de 17 milhões de pessoas maiores de 16 anos em um universo de 132 milhões de eleitores.
Ainda de acordo com o levantamento, 94 % dos entrevistados vêem como condenável a venda do voto, percentual idêntico ao dos que dizem ser errado pagar propina.
Para especialistas, os brasileiros pensam corretamente sobre ética, mas não agem de acordo. "Ou vivemos na Escandinávia e não sabíamos, ou o que fazemos na prática corresponde pouco ao que dizemos que fazemos", avalia a antropóloga Lívia Barbosa.
Espelho, espelho meu, existe povo mais alborqueiro do que o brasileiro?
Quando morava no Brasil sempre me fazia essa pergunta. Com o passar do tempo, – e hoje longe desse nefasto país, – dei-me conta que uma nação constituída principalmente por alborqueiros, abéculas e arigofes não poderia ser diferente.
O Brasil é essencialmente um país de gente covarde que deixou de ser o que era e passou, – sob a influência e batuta do Lula, – a ser o que realmente sempre foi.
Sem medo de errar, posso afirmar que os brasileiros durante a administração petista, com Lula à frente, finalmente saíram do armário e assumiram a sua verdadeira índole.
Uns imitaram e outros se inspiraram no guia que os governa!
Sendo a maioria uma patuléia ignorante, que vê na educação escolar apenas o meio e o fim de aprender a assinar o nome e ler as parcelas do crediário em ‘deiz vez sem juro’, a corrupção e a venalidade são, sem dúvida, o molho que lhes engalana a vida.
O governo petista e o seu arauto maior, o Lula, ensinaram direitinho como votar com a mão no bolso.
Como resultado dessa pratica, os milhares de assassinatos mensais pelas ruas das principais cidades deve ser, certamente, o ápice da diversão nacional.
Neste sentido, tenho para mim que os outros mensais milhões de assaltos, roubos e invasões de lares são o estimulante, o aperitivo a motivá-los a novos atos aterrorizantes, – para o resto do mundo, – mas tão habituais, corriqueiros, aceites e praticados no dia a dia pelos brasileiros.
Portanto, se pensarmos bem, vender o voto às claras é até algo enfadonho. Nem merecia ser manchete de jornal.