Translate

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Princípios cristãos?

E os civis? E os jurídicos? E os políticos? E os constitucionais?

Felizmente a ignorância dos brasileiros não surpreende mais. Há muito descobri que é ascendente, dura como calhau e irreversível. Os anos passam... ela cresce e embrutece. Até onde chegará?

Até onde chegará a confusão dos brasileiros entre o certo e o errado? Entre o necessário e o politicamente correto?

Há coisa de um ano ou dois, durante um simpósio internacional, ouvi de um politólogo, metido a cientista da USP, que o voto de cabresto no Brasil estava em extinção... Ledo engano. Alguém esqueceu de contar-lhe que os coronéis do passado foram substituídos pelos pastores neopentecostais.

Nestes últimos dois dias os jornais no Brasil dedicaram milhares de palavras para explicar/ justificar a subida acentuada e inesperada nas pesquisas da semana passada, nas intenções de votos dedicados à candidata Marina Silva do PV. Segundo alguns analistas, a representante dos verdes cresceu devido à mudança de opinião dos evangélicos.

Alcunharam o fenômeno de “marolinha verde”.

Ao que tudo indica, o Pastor Paschoal Piragine Jr., presidente da Primeira Igreja Batista de Curitiba, foi o agente catalisador desse prodígio. Ao vivo e em pessoa, por televisão, rádio e internet, não só criticou o PT como pediu aos seguidores para não votarem em nenhum candidato desse partido. 


O vídeo, com imagens fortes para justificar a orientação, foi postado dia 11/09 no You-Tube. (assista-o «AQUI»). Em três semanas recebeu cerca de três milhões de acessos.

Ao pedido sereno do Pastor Paschoal Piragine Jr. já se somaram em manifesto escrito, – ambíguo, discreto e pífio, – a CNBB dos bispos católicos, e a voz e imagem do espalhafatoso Pastor Silas Malafaia da igreja neopentecostal Assembléia de Deus Vitória em Cristo.

Num tape igualmente extraído de um dos seus programas diários e postado no You-Tube, (veja «AQUI») o pastor Malafaia recomenda que assistam à apresentação de Paschoal Piragine e defende com eloqüência e brilho, (justiça lhe seja feita), a democracia, a liberdade de expressão e o estado de direito.

Como os seus homólogos na fé cristã, Malafaia adverte os sectários dos perigos de votarem no PT. Um partido com propósitos escusos, segundo ele, cheio de más intenções para a próxima legislatura, a favor do aborto, dos homossexuais, etc.; portanto, contra os princípios cristãos.

Só contra os princípios cristãos?

Milhares de pessoas já acessaram também essa preleção. Em duas congregações da igreja do Malafaia, uma na cidade do Rio de Janeiro e outra em S. Paulo, 100% dos(as) entrevistados(as) declararam que mudaram de intenção. 


Se antes tendiam a votar em Dilma Rousseff para presidente, depois do alerta do pastor pensaram melhor e pretendem agora votar em Marina Silva por ser ela também evangélica e respeitar os princípios cristãos.

Marina Silva respeita os princípios cristãos?

Seria interessante saber o que ela entende por princípios cristãos e como os define. Especialmente como os conjuga no o seu dia-a-dia político no Brasil.

Marina Silva, ex-empregada doméstica, ex-bóia-fria, ex-petista ferrenha é contra o aborto?

Até há poucos dias eu sabia que era a favor, pois, enquanto senadora, defendeu o assunto como uma questão de saúde pública. A partir da sua candidatura à presidência li que passou a declarar-se a favor de um plebiscito...

É o que eu sempre digo: para se viver no Brasil é preciso ter consciência subjetiva. Ter opiniões definidas e mantê-las é sinal de polêmica. 


Os brasileiros não gostam. 

Nem respeitam quem mantém posições claras. Bem faz o Serra de não afirmar sim nem não, muito pelo contrário. Tampouco se atreve a um talvez. Por se acaso.

Enfim...

Sem dúvida alguma, os discursos dos dois pastores foram absolutamente louváveis, inéditos e corajosos, em vista da nacional PTocracia que existe no Brasil. 


São dignos de aplauso. 

Porém, em se tratando de quem são e dos dízimos que exigem, não me pareceria absurdo se alguém desconfiar das suas intenções cristãs e das razões de fundo para terem arengado o mesmo libelo.

No século III, libelo era uma espécie de certificado concedido aos cristãos apóstatas que os deixava a salvo de perseguições.

Certamente os dois pastores pretendem salvar os seus rebanhos de cristãos.

Entretanto, o mais curioso na mudança de intenção/ opinião dos evangélicos é que nenhum dos ilícitos, crimes de lesa-pátria ou falcatruas já perpetradas pelo PT, denunciadas e noticiadas fartamente, sequer eram do conhecimento deles.

Por outro lado, ainda em cima do resultado dessa pesquisa, os que sabiam dos escândalos importância alguma davam antes, quando pretendiam votar em Dilma Rousseff. Para os dois grupos nem o fato da candidata ser uma ex-assaltante de bancos e ex-terrorista era motivo de preocupação ou rejeição.

Em outras palavras, a conduta ética e cidadã de Dilma Rousseff, – do passado e no presente, – a sua falta de experiência administrativa; o fato de estar ligada a aloprados, mensaleiros e corruptos; de ter falseado a sua graduação acadêmica; de ter sido apanhada em mentiras grosseiras, inclusive sobre a cura repentina do câncer que tem; e ter fracassado até como dona de loja de R$ 1,99... tudo isto mostrava-se insignificante se comparado à postura dela em favor do aborto e dos homossexuais... Temas estes que a dita cuja e sua assessoria já se encarregaram de esclarecer que não é bem assim.

Eu sei, leitor, que só consciência subjetiva não é suficiente para se viver no Brasil e conseguir agüentar o cenário político nacional. É preciso também ter cara-de-pau.

Aparentemente para os evangélicos pouco lhes importa ou entendem a corrupção que o PT tem disseminado pelo país; ou como o governo avacalhou com o ensino, com a saúde pública, com a segurança, com o saneamento básico... 


Em nada parece incomodá-los o fato do Lula, no exercício do cargo de presidente da república, ter-se revelado descaradamente um mentiroso patológico e acintosamente conivente com corruptos e com os assaltos às claras ao banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobras perpetrados por petistas. 

Os mesmos graus de apatia revelam esses cristãos perante as constantes tentativas do PT em achacar empresas; de permitir indiscriminadamente a invasão de terras; ou já ter violado, reiteradas vezes, os sigilos bancários e fiscais de milhares de cidadãos.

A serem instados a responder com um simples "sim" ou "não", 74% desses evangélicos sequer anteviram conseqüências ou prejuízos para a sociedade diante das arbitrariedades praticadas pelo poder judiciário controlado por oligarcas como José Sarney, Daniel Dantas ou Fernando Collor de Mello, fiéis aliados venais do PT.

No mesmo questionário também lhes pareceram irrelevantes os abusos, falcatruas e estelionatos praticados pelo autodenominado apóstolo Estevam Hernandes e pela bispa Sônia Hernandes, ambos lideres da Igreja Renascer; ou até as extorsões e vigarices dos pastores Iurdianos chefiados por Edir Macedo que já se posicionou a favor do aborto. (assista-o «AQUI»). E «AQUI» para ver como ele ensina a roubar os fiéis.

Diante de tais resultados se os evangélicos são a favor e defendem com fervor os princípios cristãos, caberia perguntar-lhes quais são: – Os deles próprios?; Os dos seus líderes?; Quais valores cristãos apóiam ou se referem?

Pelo que entendi do que foi apurado na pesquisa, eles são basicamente contra o aborto, contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, (leia-se homossexuais), contra a pedofilia e a favor da liberdade de expressão e de religião; principalmente a deles.

E os princípios civis? Os de cidadania? Os jurídicos? Os políticos? E os constitucionais?... aos quais todos os brasileiros têm direito e o Lula e seu governo têm ferido, satirizado e desrespeitado diariamente, com tal impertinência que beira a insanidade?

Ao terminar deste post recorro a Hamlet, porque só consigo enxergar, "como objeto de meditação e fruto amargo, uma interminável fila de interrogações..."

Será que para os evangélicos existem somente princípios cristãos?; e os restantes foram anatematizados?

Será que cabe aos não-evangélicos defender os demais princípios?; princípios esses que só no pleno exercício deles é possível praticar os princípios cristãos?

Se dois mil anos de História, especialmente os últimos cinqüenta do século XX nos ensinaram algo, deveríamos recordar que misturar Fé com política conduz à tragédia. 


Usar os ensinamentos de Cristo para resolver assuntos demasiadamente mundanos, sobre os quais não se possua a devida compreensão, é dar o primeiro passo para o fanatismo religioso e convidar o endurecimento político para o confronto.

Por mais que a minha aversão ao PT, ao Lula e à Dilma faça simpatizar com a postura dos dois pastores e com a virada evangélica de cento e oitenta graus a favor de Marina Silva, não posso concordar nem aplaudir a mudança, pois é uma decisão de cabresto.

Não há glória nem maturidade, nem consciência cívica nessa determinação.

Se os evangélicos brasileiros pensam que estarão contribuindo para o amadurecimento da democracia no país, equivocam-se. 


Ao votarem num candidato apenas porque o pastor mandou – ou por simples irmanação religiosa, – sem levar em conta o perfil, vida pregressa, experiência e programa de governo do postulante, lamentavelmente estarão colaborando ainda mais para a dissolução completa da honra, moral e ética, atributos estes sim, verdadeiros ensinamentos de Cristo... que parecem definhar dia-a-dia no Brasil.


Comentários: Para enviar por E-mail clique «AQUI»



x