Quem pergunta quer saber:
Algum(a) dos(as) amigos(as) que por aqui me lê já foi entrevistado(a) por qualquer instituto de pesquisas políticas? Qualquer um: IBOPE, CNT/CENSUS, DATAFOLHA, etc.?
Se alguém quiser se manifestar, ficarei grato.
Há anos escuto e vejo resultados de pesquisas, contudo, em 50 anos de existência nunca tive a sorte de conhecer alguém que, em momento algum da sua vida, tivesse sido entrevistado(a) por qualquer instituto de pesquisas. Pessoalmente, tampouco fui fadado a isso.
Diariamente lido com centenas de pessoas. Em dezembro passado, [entre os dias 2 e 8 desse mês], em conjunto com alguns colegas [2 em São Paulo, 4 no Rio, 2 em Recife e 3 em Londrina] que igualmente lidam com outras tantas centenas de pessoas, elaboramos um questionário simples.
Com a ajuda das respectivas secretárias, familiares e amigos desenvolvemos 4 perguntas:
1. Você já foi entrevistado por algum instituto de pesquisas ou por alguma pessoa que lhe tenha perguntado em quem você votaria na eleição para presidente da República?
Não:_____ Se sim, qual o instituto?____________
2. Como você avalia o Governo Lula?
Ótimo? _____ bom?_____ ruim?____
3. Alguma vez você passou fome na sua vida?
Não:______ Sim:________
4. Qual é o político que você mais gosta? [cite o primeiro nome que lhe vier à memória]
_____________
Em 7 dias corridos, entrevistando diariamente, das 6:30 até às 18:30 horas, de todas as pessoas a quem tivemos acesso, obtivemos um total de 5.021 entrevistas nas 4 cidades.
De todas elas, por força do nosso trabalho, pudemos registrar nome e número do RG. Com a ajuda de um amigo, especialista em tabular pesquisas, que nos treinou como perguntar e coordenou, conseguimos elaborar um resultado bastante interessante, o qual, por motivos óbvios não dá para ser divulgado aqui.
No entanto, um detalhe se sobrepôs sobre os demais. Nenhuma das 5.021 pessoas respondeu que, em qualquer tempo de sua vida, foi entrevistado(a) por qualquer instituto de pesquisa.
Diante deste resultado, ficamos com algumas grandes perguntas no ar:
No entanto, um detalhe se sobrepôs sobre os demais. Nenhuma das 5.021 pessoas respondeu que, em qualquer tempo de sua vida, foi entrevistado(a) por qualquer instituto de pesquisa.
Diante deste resultado, ficamos com algumas grandes perguntas no ar:
- Quão verdadeiros são os resultados dessas pesquisas oficiais?
- Como podem tais resultados serem tão similares?
- Como pode o Lula ter índices tão altos de aceitação se na nossa pesquisa não encontramos uma só alma que, sequer, tivesse avaliado o governo Lula como bom? 100% do universo entrevistado, avaliou o atual governo como ruim.
Foi realmente estarrecedor o resultado que obtivemos. Assim, aproveitando este espaço, se alguém desejar fazer algum comentário ou quiser responder à minha pergunta inicial, ficarei grato. Tentarei responder a todos(as) que, de boa fé, assim se expressarem.