Translate

quarta-feira, 4 de março de 2009

Outra mancha para o Brasil.

Agora na Europa já não é notícia velada ou de pé de página. Além das páginas policiais onde brasileiros criminosos são citados a diário, o Brasil como um todo passou a ser manchete principal. Como vem ocorrendo nos últimos tempos, a foto aparece cada vez mais suja.

O Jornal El País, um dos principais da Espanha, informou ontem 03/03/09: “El Tribunal Supremo de Brasil investiga a 378 políticos”. Leia «AQUI» a reportagem original.

O curioso da matéria não é o destaque sobre as investigações de 378 políticos, entre senadores, deputados e ministros. O enfoque principal do texto está nos 40 réus do caso do mensalão, escândalo em que parlamentares foram acusados de receber dinheiro em troca de apoio político ao governo.

Lendo o artigo fica claro como no Brasil a impunidade é a constante. Afinal, apesar de todos os crimes, há mais de 10 anos que a justiça brasileira não condena um só político. Todos acabam sendo inocentados. É a mais pura verdade!

O jornal destaca que, dos 378 investigados, 275 respondem a inquéritos e 103 já são réus em ações penais, sem que qualquer condenação tenha sido transitada em julgado. Isto é, que tenham sido condenados e presos.

Mas o melhor da reportagem fica para a seguinte frase: “Quizás Brasil no sea el país más corrupto del mundo, como a veces se dice. Quizás lo sea menos que algunos otros países, incluso de América Latina, pero aquí la corrupción tiene dos características especiales: está incrustada en los tres poderes del Estado y en la policía y es el país donde existe mayor impunidad ante el crimen”.

Traduzo para quem não entendeu: No Brasil a corrupção tem características especiais: ESTÁ INCRUSTADA NOS TRÊS PODERES DO ESTADO E NA POLÍCIA; É O PAÍS ONDE EXISTE A MAIOR IMPUNIDADE DIANTE DO CRIME.

Bom, não é à toa que os bandidos de Hollywood fogem todos para o Brasil. Também não é de estranhar que milhares de brasileiros sejam presos pelo mundo afora. Tampouco nos devemos surpreender que muitos países recusem a entrada de brasileiros. Quem, em bom juízo, quer conviver com tamanha execrabilidade?


Comentários: Para enviar por E-mail clique «AQUI»



x