Translate

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Homenagem a Agamenon Mendes Pedreira

Agamenon Mendes Pedreira(*) foi impagável, ontem 13/05, na sua coluna, no segundo caderno do Jornal o Globo. [Quem quiser ler clique aqui Precisa ser cadastrado(a)].

Com brilhantismo, Agamenon descreve e compara a visita do Suco Pontífice, o SS [Sua Santidade] Adolf XVI, quase “a nível de” uma turnê dos Rolling Stones ou da visita do finado João Paulo ii.

Não consigo ler todos os jornais a tempo de inserir no blog os comentários que quero ou gosto. Entretanto, ler - de carreirinha, - do jeito que se escreve em Lisarbo, não é mole. 

São tantas as contradições e paradoxos na mídia impressa [e na falada, também] que, às vezes, preciso colocar lado a lado, a mesma notícia, publicada em jornais diferentes, com enfoques "totalmentes" opostos, para não perder a lucidez. 

Se para um jornal os índices de emprego aumentaram, para outro, estão pela hora da morte. 

Se a Petrobrás perdeu dinheiro com a “venda” das refinarias para o cocaleiro, um colunista conceituado, num outro jornal, esparrama palavras para demonstrar que foi "um bom negócio" para o Brasil, com lucro, inclusive. 

Fosse isto pouco, para piorar, no mesmo jornal, o colega dele, na página seguinte, gasta a mesma quantidade de palavras explicando que a Bolívia nos roubou. Em quem acreditar?

No meio desta insanidade e dicotomias jornalísticas, de país de trigésima sétima categoria, ler a coluna do Agamenon foi um refresco e um incentivo para alimentar o meu Blog; embora tenha pendente a seleção da enxurrada de e-mails, todos “elogiosos”, a respeito da nota que escrevi sobre o Sr. Dimas Lara Barbosa, o mais novo secretário-geral da CNBB. 

Assim é que eu gosto. Falem “maus”, mas falem de mim.

Agamenom, santo do pau oco, só imagino os encômios que deve receber. Mas, Hubert e Marcelo Madureira continuem assim; de brincadeira em brincadeira, as vossas palavras são bem mais sérias que as minhas. 

O humor de vocês estimula e me faz crer que, neste mar de areias movediças chamado Lisarbo, por fim não estou só.

Parafraseando Gonçalves Dias, “nós ambos mesquinhos, por ínvios caminhos, cobertos de espinhos,... chegamos aqui!”


(*) Agamenon Mendes Pedreira, para quem não sabe, é um personagem criado pelos humoristas Hubert e Marcelo Madureira, integrantes do grupo Casseta & Planeta. Desde 1989 Agamenon tem uma coluna com seu próprio nome no Segundo Caderno do jornal O Globo.


Comentários: Para enviar por E-mail clique «AQUI»



x