Translate

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Julian Assange e o WikiLeaks


Abaixo, os links dos 30 documentos já revelados sobre assuntos brasileiros.

Comparado com o rebuliço em Bruxelas ou na Espanha, sem falar na hecatombe que desabou no Departamento de Estado Americano, por causa dos documentos revelados no WiliLeaks, o Brasil parece bem calmo. As águas correm serenas por baixo da ponte. Essa é a impressão que transparece pelos jornais. Porém, conhecendo bem a imprensa brasileira, a experiência recomenda cautela e muita desconfiança. Toneladas de desconfiança, pois no Brasil existem pontes que ligam o nada a lugar nenhum.

Do que leio noticiado, referente ao governo lulo-petistas, geralmente descarto 50%; e, do que sobra, suspeito da metade. Da metade dessa metade, duas linhas aproveito para outorgar o benefício da dúvida.

Entretanto, se o noticiário tergiversa sobre tucanos ou acerca de dossiês apócrifos, acredito em tudo, como beato ajoelhado aos pés da cruz. As fontes petistas passadas aos jornais são amaciadas na robustez da ética incondicional e José Dirceu é o ortóstato verecundo da idoneidade azevieira.

Até agora só li artigos minimizando os vazamentos “wikilíquidos”. Matérias onde os plumitivos brasileiros se avigoraram a demonstrar que “todo o mundo já sabia” sobre o conteúdo nos documentos revelados.

Fico pasmo, leitor; tal qual vinho em desassossego no fundo do cálice.

Todo o mundo? Caramba!... Arriégua! Que sociedade mais sabida, tão antecipada nas asas da sabedoria! Possivelmente até o Tiririca há muito sabia que é verdade o que Nelson Jobim pensa do Itamaraty e sussurrou para o embaixador americano...

Porém, como o Lula já afirmou, categoricamente, que “tem a certeza abissoluta” de Nelson Jobim jamais ter dito o que consta no relatório... podemos ficar tranqüilos; a narração do embaixador é um espelho fiel da verdade.

Nem o mais cético dos especialistas no assunto, aqui na Europa ou nos EUA, sequer levantou suspeitas leves sobre a veracidade dos documentos ou dos seus conteúdos. Mas o Lula é o Lula... o homem que mente no hálito quente da verdade!

Governante dissoluto é assim mesmo; julga os outros com dois pesos na mesma medida; à imagem e semelhança da sua bela estampa. Sempre assevera que nos outros países existe a mesma bandalhareira, incompetência e desonestidade que persistem no Brasil... que ele tão brilhantemente personifica, pratica e faz questão de alardear.

Existe, com certeza! Eu não acredito em bruxas, mas que as há, lá isso há! O patamar ilibado brasileiro, de virtuosidade moral e ética, pode ser encontrado facilmente nos países da África Central, na Bolívia, no Equador, nas antigas colônias portuguesas e francesas... Mas na Europa, nem por assomo a corrupção e o mau caráter dos políticos vigora na congruência e expansão da dos brasileiros.

Entretanto, e entre nós, leitor, que “todo o mundo” é esse a quem os jornalistas se referem? − Os diplomatas brasileiros? Os próprios jornalistas? Os serviços de informação e espionagem do Brasil? Os petistas do governo? Os arapongas de plantão? O Krelson, de cabelo playson, que é moto-taxista lá em Bacabal, no Maranhão?

Adoro ambigüidades afirmativas. Especialmente vindas da Globo.

Os diplomatas brasileiros certamente devem saber das “coisa”. Absolutamente!

Tanto sabem, ou sabiam, por exemplo, que, durante a confusão Iraniana, sobre o urânio purificado, estavam convictos que a China e a Rússia apoiariam, ipso facto, a moção do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, e... pasme leitor, pelo Wikileaks soubemos que os americanos já tinham os biscoitos prontos, decorados com cobertura de chocolate e uma cereja em cima de cada um, enquanto... Celso Amorim e o Top-top Garcia confabulavam para decidir quem iria comprar a farinha.

Rússia e China votaram contra a proposta do Brasil, obviamente.

Há quem diga que a silhueta do pensamento do Itamaraty é bastante canhestra... Que a sua forma de atuar baseia-se em idéias lançadas ebriamente pelas madrugadas. Não procuram fatos, não investigam e acreditam em boatos.

Deveriam partir dos fatos para então desenvolver idéias. Qualquer criancinha de seis anos sabe disso. Os petistas, entretanto, preferem planejar em cima, e de cima, da quadratura do círculo.

Daí, talvez hoje seja possível entender como as relações diplomáticas EUA x Brasil são tão desprezíveis... Mas o Lula é “o cara”, não é verdade? Belos tempos quando foi chamado assim por dois segundos e ninguém percebeu o sarcasmo...

Agora se compreende porque o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, durante a visita do Lula, se “confundiu” com a tradução.

Como dizem os espanhóis, o russo deu-lhe um passe de peito e o pôs pra correr. Não o quadrou, porque certamente estava sem a muleta. Do contrário teria lhe dado um olé. O mesmo se repetiu na China. E ninguém da comitiva, – especialmente jornalistas, – entendeu o motivo do sr. Hu Jintao ter sido tão parco no tempo dedicado ao vigarista-mor do Brasil.

Como se pode ver, os diplomatas petistas sabem de tudo.

A real-politika brasileira é um espanto. Dá medo em susto. Só mesmos jornais falidos para darem destaque a quem é, na verdade, o faz-me-rir das tertúlias diplomáticas.

Na sede da UE em Bruxelas circulam diversas piadas bem divertidas acerca o Lula. Existe até um continuo muito parecido que o imita à perfeição; em francês, claro. A piada é ainda mais engraçada.

Esses pequenos vexames, (e foram muitos), pelos quais o Lula passou e ainda passa, sequer são noticiados; e quando o são, é assim: – Leia «AQUI» em relação à Rússia; e «AQUI», para ter uma idéia de como as trapalhadas da diplomacia brasileira permitem que “todo o mundo” saiba... que são trapalhões, bem amadores no jogo de gente graúda... que come "esperteza" brasileira no café da manhã.

Por outro lado, Elio Caspari, o renomado jornalista, parece dedicar um esforço e palavras bem especiais para demonstrar que os vazamentos do Wikileaks foram ótimos para respaldar as decisões [leia-se, imbecilidades], Lulistas tomadas na crise de Honduras. O nobre plumitivo alvitra até nas entrelinhas que os críticos da atual diplomacia petista deveriam realizar um ato de contrição...

E durma-se com um barulho desses! Será que ele quer também que a turma se ajoelhe no milho?

Pena que o sr. Gaspari, só depois de velho, às portas do Hades, tenha-se apaixonado pela esquerda e pelos “barbudinhos”. Amor tardio... Como diria aquele filósofo romano: – “Est in canitie ridiculosa venus” [Velho apaixonado, velho enganado].

Nelson Rodrigues tinha razão. Há sujeitos que nascem com a disposição de se mostrarem cretinos fundamentais...

Dos quase dois mil documentos sobre o Brasil, em poder de Julian Assange, nos quais o Lula e seus petistas amestrados são fartamente mencionados, apenas 30 foram divulgados até ontem. No final deste post o leitor encontrará os links de acesso. Não obstante, com a devida vênia, claro, embora você encontre os sumários traduzidos para o português, não pense o mesmo para os relatórios. Vontade não me faltou, num sabe? Entretanto... vijemaria!... um sexto sentido avisou-me que você não gostaria que eu os traduzisse, né?... Será que fiz bem em seguir a minha intuição?

Tomara! Detestaria desapontá-lo, leitor.

Um aviso: a localização dos documentos tem mudado muito nestas últimas horas. Os americanos 'tão doidinhos pra dar uma pá de cal em cima do site. Assim, caso não consiga acessar algum documento, terá que procurá-lo no Google pelo código que insiro à esquerda de cada link [ex.: BRAZILIA XXX]. Poderá também procurar, ainda no Google, pela palavra “wikileaks” e ver qual endereço está aberto. Nem sempre o endereço do site acessado ontem é o mesmo do dia seguinte, ou o da hora seguinte.

Se tiver muita dificuldade, dificuldade mesmo, envie-me um e-mail especificando qual documento deseja e eu enviá-lo-ei. Se me pedir mais de 3, vai ficar esperando. Hehehe. Não abuse.

Voltando ao sr. Julian Assange, o homem por trás dos vazamentos.

Esta manhã, quando vi a foto acima, lembrei-me do personagem “Silas”, o frade sicário do Opus Dei, interpretado por Paul Bettany, no filme “O Código Da Vinci”, estrelado por Tom Hanks. Lembra dele? A pele leitosa e opaca, os cabelos esbranquiçados, o olhar vitrificado... Será que Julian também usa um cilício e se autoflagela antes de adormecer?

Pois bem, sexta-feira passada, numa das reuniões de fim de tarde, quando os interesses europeus convergem para o copo com whisky, longamente envelhecido, alguém resolveu alcunhar o Julian de “o 3º anti-Cristo”. Citou até Lucas, 21:6: “Dias virão em que destas coisas que vedes nada ficará pedra sobre pedra: tudo será derrubado”; e Malaquias 3:2, “Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavadeiros”...

Já estava um pouco alto, ao estilo Lula, é verdade, mas não deixou de ter razão. Parece que os maiores segredos das sociedades, os diplomáticos, começam a ser derrubados. O que virá a seguir? Nenhuma vida privada resiste a um "googling"... não é?

Sem dúvida alguma o Wikileaks tornou-se um gigantesco parque de diversões para jornalistas, especialmente para libertários com pouca visão e neurônios deficientes. Para esses, os documentos divulgados representam baldes de mexericos suculentos para diversificar a redação e justificar os salários que recebem.

Acontece aqui na Europa. Semana passada, em NY, pude presenciar in loco et in sito, a alguns desses profissionais, tal qual galinhas eriçadas, disputando o milho lançado pelo granjeiro; por Julian Assange.

Os grandes jornais estão adorando. O holofote fica centrado tão-somente na fofoca... Embora o vazamento “wikilíquido” represente bem mais do que isso e suas conseqüências a médio prazo se avizinhem bastante graves. Especialmente na África petroleira e no desespero isolado em que se encontra o Irã. Os relatórios mostram-no alijado da comunidade dos irmãos de fé. Ninguém está satisfeito com o seu progresso nuclear nem com as suas ameaças a Israel.

Uma coisa é jogar bombas nos americanos em nome de Alá, lá longe. Uma outra, bem diferente, é ter uma guerra no quintal de casa, próximo a Dubai ou ao Bahrein, repletos de turistas e bilhões de dólares em investimentos. Já basta os palestinos às turras com os judeus; que está de bom tamanho.

No Brasil, entretanto, os documentos do Wikileaks passam de pantufas. Poucos compreendem inglês, nem estão versados nas siglas diplomáticas. Mal sabem falar português, o que se dirá então do idioma gringo? Ademais, a leitura dos relatórios fica difícil, dada a preguiça congênita dos profissionais para a investigação, pois não possuem memória. Então, o editor não precisa desperdiçar fundos com um tradutor para publicar assuntos que poucos entendem e importância alguma a maioria dos assinantes dá.

Nelson Jobim, por exemplo, só em cima do que foi publicado, deveria ter sido demitido e preso por alta traição. Um ministro de Estado não se pode dar ao desfrute de fofocar com um embaixador de país estrangeiro; menos ainda, falar mal de um colega; pouco importando o quanto vermelho ou safado for o petista. Roupa suja se lava em casa. Uma coisa é o cargo... outra coisa é a pessoa. Mas esse tipo de respeito e ética não é compreendido no Brasil, nem faz parte dos atributos brasileiros.

Se quer falar mal dos colegas de governo, então que abandone o cargo...

Entretanto, o homem já fraudou a própria constituição do seu país, e nada aconteceu. Como ministro e presidente do STF também aprontou quantas quis. Se o Lula é um pilantra, adorado pelos brasileiros, porque não há de ser o Ministro da Defesa de calibre igual? Os brasileiros gostam. Relembre «AQUI» e «AQUI» e «AQUI», algumas das façanhas desse ministro da bananolândia.

Com tantos vazamentos acontecendo, quem poderá responder:

Quem financia Julian Assange?

Dizem que é jornalista australiano... Contudo, não tem perfil investigativo, nem o seu passado profissional induz a uma comparação, por exemplo, com Chico Pinheiro no caso Pittagate... ou Valmir Salaro no caso Richthofen.

Brincadeirinha. Não resisti ao gracejo. Mas certamente não se parece com um Bob Woodward ou Carl Bernstein do Watergate, lidando com “um garganta profunda”. Mais parece um garoto anêmico que detesta verduras.

Como Julian consegue as informações? Compra, vende, permuta? 250.000 documentos, com uma média de 50 KB por cada um, não cabem num CD do soldadinho americano, no Iraque, que fingia escutar Lady Gaga, enquanto surrupiava os arquivos.

Até agora esse “bravo jovem” não apareceu. Sabe-se o suposto nome, mas não se viu a foto. Certamente deve estar sob “cuidados da CIA”. Coitado!

Mesmos zipados, (todos os documentos), seriam necessários muitos “CDs” ou vários pendrive; e tempo, claro, para acessar um canal de informações tão vasto, como afirmou o porta-voz da Casa Branca.

Segundo já se descobriu, Julian não é um hacker, nem possui grandes conhecimentos para manejar uma rede de dados, capaz de ser transferida, entre continentes, de um provedor para outro. Onde estão os seus técnicos?

Para manejar um volume dessa grandeza é necessário main-frames, instalações especiais, e muito conhecimento técnico para agüentar um ataque, ser derrubado e em menos de seis horas já estar on-line.

Julian é acusado de estupro de duas suecas. Logo duas? Com aquela palidez toda? As moças também não apareceram até hoje. Que estranho o pedido de prisão sueco conter erros de vício, a ponto de obrigar os britânicos ignorá-lo?

Como consegue Julian andar pela Europa e conceder entrevistas a um monte de jornais, tendo nas costas uma ordem de captura imediata, emitida pela Interpol?

Como Julian se alimenta? Onde? Como consegue comprar um terno novo (pois assim se mostra o tecido nas fotos), para cada nova entrevista, para diversos jornais, em locais e países diferentes?

Será que a Globo já conseguiu gravar uma para apresentar – “sen-sa-cio-nal-mente – no Fantástico?

O que as subprimes e hedges podres americanas, repassadas aos bancos europeus, e não pagas, têm a ver com a abrupta e importante revelação de tantos documentos secretos?... relativamente sem importância, como dizem os jornais brasileiros, mas que estão causando um estrago enorme nas relações EUA x União Européia...

Será que os americanos pensavam que o calote que deram nos bancos europeus, ficaria sem resposta?

Todas as tribulações econômicas e financeiras pelas quais atravessa a Europa, causadas direta e intencionalmente pela recusa dos EUA em atender aos alertas expressados em 2006, pelo Banco Central Europeu, ficariam sem resposta?

O fato do FED ter-se recusado, novamente, a recomprar os títulos podres ou a ajudar os bancos europeus que acreditaram nos bancos americanos, especialmente no Bank of America, ficaria sem resposta?

Que estranho o nascimento do WikiLeaks coincidir com o inicio real da crise econômica européia...

Os documentos expostos até agora serão apenas um aperitivo do que há de ser servido muito em breve... se os americanos não tomarem vergonha na cara e pagarem o que devem?

Daí a alusão do Julian ao insinuar informações esdrúxulas sobre um grande banco, que “todo o mundo” já sabe que é o Bank of América.

Qual a ligação dos bônus pagos aos executivos desse banco, e aos do “Shity” Bank, como em Bruxelas nos referimos carinhosamente ao City Bank, com a insinuação de Julian?

As ações praticadas até agora por Julian podem ser qualificadas como terrorismo? Como chantagem?

Longe disso.

Quem paga aos informantes que enviam informações tão importantes para Julian? Tudo é grátis, em nome da liberdade de informação? Inclusive os escandalosos pagamentos aos executivos dos dois bancos que menciono?

Há quem diga que os Americanos estão experimentando um pouco do próprio veneno que têm espargido pelo mundo...

Pode até ser. Coletar todas essas informações não é para gente miúda. Menos para um jornalista australiano que cai de pára-quedas em cima das informações confidenciais americanas.

Porque será que os serviços secretos da França, Israel e Inglaterra se mantêm tão apáticos? Tão silentes? São os melhores do mundo e não costumam imitar os constantes fracassos da CIA...

Em espanhol há um ditado que diz: “Nada es verdad, nada es mentira; todo depende del color del cristal con que se mira”.

As dificuldades que a Europa atravessa no presente, alguém tem de pagar. De uma forma ou de outra.

Obrigado, leitor, pela sua atenção.

De presente deixo-lhe a lista de 30 documentos referentes ao Brasil para que exercite o seu inglês.


Comentários: Para enviar por E-mail clique «AQUI»



x