Translate

terça-feira, 9 de junho de 2009

Brasileiro inteligente, levante a mão!

Tenho para mim que quando acontece uma tragédia como a do vôo 447 da Air France ou qualquer outra, – não importa, – o melhor é o silêncio. Quanto mais não seja, por puro respeito aos mortos.

Particularmente sou contra a todo esse oba-ôba espetaculoso e bestial que a imprensa propaga no afã de vender jornal. No caso das TVs, de conseguir audiência; conseqüentemente, mais anunciantes.

É um espetáculo mórbido, de mau gosto, cuja propalação nada aporta para mitigar o drama. Só o explora por puro interesse financeiro.

É, – sobretudo, – uma falta de respeito para com os familiares das vítimas, pois tampouco os ajuda a aliviar a dor.

Concordo que os fatos devem ser noticiados. Porém, nunca em cima de pessoas ou da dor que sentem apenas para aumentar dois ou três pontos no ibope do noticiário.

Entretanto, aqui em Bruxelas, pela RTBF [TV Belga], são tantos os comentários jocosos e pernósticos sobre o Brasil e suas trapalhadas que não posso furtar-me a pontuar uma ou duas coisinhas... apenas para exorcizar a vergonha que me causam.

As TVs francesas e espanholas vão na mesma toada.

Atêm-se notadamente à falta de inteligência que campeia no meio dos integrantes do governo brasileiro; à confusão que proporcionam com as informações que transmitem.

Por acaso nesse governo [ou seja lá o que isso é], existe alguém com dois dedos de inteligência capaz de coordenar o que é passado para a mídia esfomeada e selvagem?

E se não há, – fato já notório, – será que entre os formadores de opinião, intelectuais ou entre os cidadãos decentes, acaso existe alguém com habilidade de pensar com coerência e impedir o Brasil de se expor à execração mundial?

Uma hora anunciam a descoberta de destroços do avião. Na hora seguinte desmentem. Era apenas lixo boiando.

Nem diferenciar lixo de destroços são capazes?

E a confusão sobre o número de corpos. Foram 16 ou 17? Ou será que o intérprete brasileiro não entendeu a diferença entre "seize et dix-sept"?
Será que confundiram um tubarão morto com um corpo?

E a mancha de óleo com 20 Kms de extensão atribuída ao combustível do avião. Ninguém nesse país de qüinquagésima categoria sabe que querosene de avião não flutua dessa maneira, nem tem tal coloração?

E esse fraudador da Constituição, metido a ministro sei lá de quê, ainda vai pra frente dos holofotes dar explicações de fatos que nunca existiram? Informações precipitadas, porém em tom professoral somente para dizer algo confortante às famílias?

Perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado. Mas o ego foi maior.

Bom, pelo menos Nelson Jobim reconheceu que tem “costas de crocodilo e arrogância de gaúcho”. – Sinto pelos gaúchos; mais pelos crocodilos.

O homem é sim de uma estupidez jumental! Esqueceu as orelhas grandes que já tem. Não surpreende ter fraudado a Magna Carta Brasileira de 1988.

“É o puxador do samba da incompetência”, como bem frisou um dos apresentadores da RTBF. “Nem na tragédia, – acrescentou, – os brasileiros esquecem do samba”.

Samba da inépcia, digo eu!

E o que dizer do representante da aeronáutica com a sua inteligente verbalização da “revisualização” de destroços?

"Revisualizar"? Existe essa palavra?

– Sei! Entendi!

Gostei mais da modéstia do porta-voz da marinha. Após pronunciar os nomes dos navios franceses, acrescentou: “foi assim que me disseram para falar”.

Tadinho!

– Que maldade a minha diante de tanta inocência.

Os “os” e as “as” da Globo internacional deveriam imitar-lhe a modéstia e procurar saber quem o ensina para aprenderem a pronunciar corretamente as palavras.

Seria exigir demais desses capadócios. Mal falam português direito...

E o que dizer do Lula? Da sua assertiva ao comparar a capacidade da Petrobras em descobrir petróleo a 6.000 metros de profundidade com encontrar a 4.000, – onde se calcula que devem estar, – as caixas pretas do avião?

No Brasil existe alguém mais imbecil ou mais ignorante que esse Lula?

Por favor, quem for inteligente que levante a mão!


Comentários: Para enviar por E-mail clique «AQUI»



x