Translate

sábado, 14 de junho de 2008

Um Pensamento na Sala de Embarque.

Enquanto espero o sinal de embarque para sair do Brasil deu-me para imaginar como serão os adultos amanhã; os que vivem a presente adolescência regida pela mão petista com batuta do Lula. 

Tempos sombrios se avizinham.

O meu avô dizia sempre que quem pensa que sabe o que vai na cabeça de uma mulher, não sabe de nada. 


Era um sábio. 

Tomara que sejam as mulheres o futuro real deste país. Quem sabe a ética retorna e o civismo finca residência. 

Que elas consigam maravilhar-nos de maneira extraordinária como a maioria o faz. 

Não as Dilmas Rousseff ou Martaxas, por suposto. Estas não surpreendem. Atormentam! Ambas são piores que vinte Lulas e dez Zé Dirceus juntos. Infelizmente! 

Por mais créditos comprovados que se dêem às mulheres, estas duas envergonham a classe. Para algumas o passado é só um contratempo. Isso é absolutamente lastimável.

Nestes dias de férias descobri que viver no Brasil causa-me raiva. Paradoxalmente, amplia a minha visão. 


Dou-me conta que, enquanto aqui morei, sofri de uma extraordinária falta de vista. 

Há coisa de uma ou duas semanas, por exemplo, reparei que as pessoas falam errado. Creio já ter mencionado isso numa das minhas crônicas anteriores. Não só as com quem me encontro pela rua, mas nos noticiários no rádio e TV. 

Sobre a TV Record, do infausto Edir Macedo, não dá nem para começar a falar. Ali não tem jeito mesmo. 

A rádio e a TV Bandeirantes parecem um amontoado de analfabetos reunidos em transmissão. Ressalva seja feita para o Joelmir Betting e José Simão. 

Quanto à Globo, cujo jornal é cheio de erros, parece ter transferido a ignorância do escrever para o falar nos programas e noticiários. 

Fico até com dó de quem escuta a rádio CBN; aquela que diz que só toca notícias, mas toca mais propaganda que outra coisa. Sem falar os constantes tropeços na gramática e nas palavras mal pronunciadas.

Português é um idioma extremamente difícil, se comparado ao inglês, alemão e até ao Francês. Eu que pego facilmente os cacoetes do linguajar popular, se continuasse mais algumas semanas no Brasil, a assistir os jornais nacionais, desaprenderia o pouco que sei. 


Ainda há pouco, com a atendente do Check-in, ouvi-me a falar errado. Isto traz de volta aos adolescentes de hoje. A juventude que se encarregará de reger o futuro deste país amanhã. 

Se tomar como exemplo a maioria dos Promotores Públicos, todos eles jovens nos vinte e tantos anos, na metade deste século o idioma deste país terá sido completamente estuprado... ou devo dizer “extrupado” como li esta manhã na página policial de um grande jornal do Estado de São Paulo?

A verdade é um bicho terrível! Um vício também. Só ela me permitiu enxergar as esperanças que se perderam com o advento tucano no poder e os sonhos desfeitos por causa desse criminoso governo Lula e seus quarenta peteístas. 


Só um governo assim contrata uma criminosa, ladra de bancos, como a Dilma Rousseff, para ser chefe da Casa Civil ou um seqüestrador como o Franklin Martins para ser ministro.

Com um analfabeto na presidência, trocando os ‘S’ por ‘F’ caminhamos até para a desmoralização do idioma. Não é de surpreender que Portugal não concorde com as propostas apresentadas pelo Brasil para a unificação do idioma Português.

Ao meu lado tem quatro jovens brasileiros. 


Pelas roupas, modo de falar e atitudes surrupiadas serão mais quatro a serem presos ou deportados à chegada; seja lá o país para onde vão. 

Que pena!


Comentários: Para enviar por E-mail clique «AQUI»



x