Translate

sábado, 16 de agosto de 2008

Retrato do idiota perfeito. Brasileiro, é claro.

AMAZONAS: mesmo sem chegar, luz garante popularidade do Lula

De: Hermano Freitas – Direto de Manaus

Para ler a reportagem completa clique «aqui»

O programa do governo federal Luz Para Todos, que há cerca de dois anos levou energia elétrica para as comunidades ribeirinhas dos rios Solimões, Negro e Amazonas, garante popularidade ao presidente Lula, mesmo entre os que ainda aguardam o benefício. É o caso de dois pequenos comerciantes de Janauarilândia, próxima a Manaus, que garantem votar no petista "quantas vezes ele se candidatar".

"Dou muito valor, foi o único homem que olhou pelo nosso Amazonas", diz Raul Machado, 78 anos, dono de um shopping de artesanato flutuante no rio Negro. Na falta do fornecimento, queima mais de dois galões de óleo diesel por dia para manter o gerador rodando e seu comércio ativo. Ansioso pela chegada da energia, providenciou ele mesmo os postes. "Prometeram para setembro, quero ver cumprirem", diz.

Cercado de filhos, o descendente de índios Luiz Coelho cobra R$ 10 por cada grupo de turistas que tenha interesse em tirar fotos próximo ou abraçado a sucuris, bichos-preguiça, jacarés (com a boca amarrada por arame) e pirarucus de mais de 10 kg. "Era muito bom ganhar luz, todo dia tenho que comprar gelo pronto", afirma.

Sobre Lula, mesmo sem fornecimento de energia, tem opinião generosa: "fez tudo por nós, é nosso rei". O indígena diz negociar artesanato diretamente com chineses. Aceita dólares, libras, pesos, euros, ienes, iuanes, não escolhe moeda. Só não emite recibo. "Já viu caboclo dar nota?"


Só o fato do sujeito estar abraçado a uma sucuri dá para perceber que no dia do seu nascimento a inteligência passava férias fora do Brasil.

Tenho pra mim que a burrice nacional brasileira deriva muito da alimentação. Da desnutrição; ou, como diz a analfabeta da TV bandeirantes, “da desalimentação”. Cada um é aquilo que come, não é mesmo?

Venhamos e convenhamos, arroz e feijão, ainda mais preto, só causa gases. Fedorentos! Talvez por isso os pensamentos e opiniões nacionais residam no fundo das costas e sejam verbalizados na forma de flatos; as palavras dos personagens que ilustram a reportagem acima outra coisa não são.

Lamentavelmente não se pode mais ter piedade de gente assim. Têm mais é que padecer; serem roubados, vilipendiados e explorados. Merecem todos os Lulas, Zé Dirceus, FHCs e toda a corja de bandidos que forem capazes de eleger para governá-los.

Que desconsolo! Que vergonha! Quanta estupidez recheada a burrice há no Brasil.


Comentários: Para enviar por E-mail clique «AQUI»



x