Translate

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

TAM – O Transporte Aéreo da Morte

Já comentei várias vezes aqui que não viajo pela TAM nem de graça. Nem que me paguem. Não gosto de aviões e dos da TAM nem pensar. 

Nem pensar, mesmo!

Dez dias atrás, por causa da TAM, fui obrigado a recusar um cliente com filial no Brasil.

A empresa que pretendia contratar-me só pagava as passagens de ida e volta a São Paulo se fossem por essa nefasta empresa. [Pareceu-me que a filial no Brasil, sobre a qual recairiam os custos dos meus honorários, tem algum tipo de acordo ou desconto especial com essa péssima companhia aérea].

Apesar da minha insistência em pagar a viagem, do próprio bolso, por outra companhia e ser reembolsado à chegada, eles não aceitaram; obviamente eu não fui. 


Felizmente posso dar-me ao luxo de só trabalhar para quem quero. Por isso saí do Brasil. 

Prefiro perder um cliente a fazer uma viagem em aviões com manutenção duvidosa, pilotos incompetentes e frouxos e com um dos piores serviços a bordo de que já tive notícia.

Vocês não imaginam o quanto estava certo, razão pela qual decidi contar aqui o episódio.

Supostamente eu deveria ter pegado a conexão em Madrid; um Airbus A330 da TAM, vôo nº. 8065 com destino a São Paulo. Qual não é o meu espanto, ontem, ao ler as notícias atrasadas das centenas de newsletters que assino, reparo que esse mesmo vôo teve problemas. 


Simplesmente o piloto automático não funcionava. 

Eu não sei se isso é importante, muito importante ou todo o contrário. Não entendo nada de avião nem quero entender. O certo é que mais outro avião da TAM apresentou problemas. 

Mais outro. 

Mais outro carregado até ao teto de gente idiota que continua a ignorar o perigo que é viajar pela TAM.

Transcrevo aqui o que li:
Agência Estado – Tatiana Freitas[09/08/2009]

SÃO PAULO - A TAM informou há pouco, por meio de sua assessoria de imprensa, que a aeronave que foi obrigada a retornar neste sábado, 9 ao Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri, pouco depois de decolar com destino a São Paulo, teve problemas em um dos pilotos automáticos, que ficou inoperante. A viagem do Airbus A330, vôo 8065, precisou ser interrompida e os 192 passageiros desembarcaram normalmente na capital espanhola, sendo acomodados pela empresa em hotéis. Eles devem partir novamente para o Brasil na manhã deste domingo, 10, informou a TAM. A aeronave com problemas tinha deixado Madri às 10h33 deste sábado (horário de Brasília), mas retornou logo depois, quando constatado o problema técnico.

Eu quase fiquei sem ar quando li o número do vôo. Era o mesmo que eu deveria ter viajado. Já imaginaram se eu tivesse aceitado? Ainda mais se tivesse sido obrigado a ficar em algum hotel furreca que a TAM, ordinariamente, costuma proporcionar aos seus passageiros em casos como estes?

Queridos Leitores e Leitoras, a TAM está a cozinhar mais outra tragédia como a que ocorreu em Congonhas com a morte de 199 pessoas. Uma hora é o piloto automático que não funciona; outra, é a porta que cai; outra é a servente que despenca do alto do avião; outra é a manete que emperra... etc., etc., etc. A TAM já soma 134 acidentes que envolveram 365 pessoas mortas, várias caídas de portas das aeronaves e até consertos da fuselagem com fita adesiva.

Sinceramente, não entendo como tanta gente ainda viaja pela TAM. Só posso acreditar que quem se atreve a comprar uma passagem pela TAM é alguém com vontade de se suicidar ou não tem amor à vida ou é irresponsável. Ou, é simplesmente brasileiro(a). Não conheço empresa no ramo da aviação pior, [bota pior nisso] do que a TAM. Talvez as que operem na África central. Felizmente não as conheço. Mas conheço a TAM.

Vocês que me lêem e viajam por essa empresa desonesta, corruptora, de dirigentes safados, aconselho-os a visitarem o site: DESASTRES AÉREOS. Clique «AQUI» para ler o excelente trabalho que o jornalista Jorge Tadeu da Silva vem desenvolvendo.

Diz o autor do site, ao final dos 134 acidentes da TAM que relaciona: – “Diversos outros acidentes ou incidentes com aviões da TAM aconteceram desde que a empresa entrou em operação”. – Eu não tenho a menor dúvida. O que a TAM tem comprado de políticos, especialmente uns quatro senadores, não sei quantos deputados e dezenas de ficais da Infraero, é quase uma lista telefônica das mais gordas. Quantos acidentes foram escondidos da mídia? 


O que aconteceu comigo em Maio de 1989, em Presidente Prudente, por exemplo, não está relacionado no site acima mencionado.

A quantidade de animais, especialmente cachorros, que morrem por asfixia na merda dos aviões da TAM, tampouco são noticiados. A TAM não tem nenhum cuidado no transporte deste animais. Neste sentido, a fraca, estúpida e inoperante Sociedade Protetora dos Animais, não faz, como falam agora no Brasil, “abissolutamente” nada. Cambada de "inguinorantes"!

Com o governo corrupto e meliante do Lula, a coisa piorou ainda mais. Contudo, os grandes culpados de uma empresa como a TAM existir são os clientes que dela se utilizam. A despeito de todas as reportagens e fatos relatando a péssima empresa que é a TAM, ainda assim os aviões continuam lotados e até com fila de espera. 


Por esta razão não tive nenhuma pena dos 199 que morreram no acidente de Congonhas. Nem simpatia, sequer tenho, pelos familiares que fazem essas manifestações babacas e histéricas, que não demonstram qualquer planejamento nem tampouco atitudes sérias e contundentes. 

Todos eles continuam a viajar e a maioria já aceitou as indenizações mixurucas que a TAM lhes ofereceu. O dinheirinho fala mais alto para um povo venal e sem civismo como é o brasileiro. Portanto, certamente outros acidentes da TAM estão a caminho e com mais mortes.

Não vou lamentar nem um pouco, porque quem viaja pela TAM merece morrer mesmo.

Em qualquer país decente a TAM já teria sido fechada e os seus dirigentes presos. Na china, provavelmente, alguns deles teriam sido fuzilados. Mas no Brasil onde o povo elege corruptos, ladrões e assassinos para governá-lo, empresas como a TAM florescem porque contam com a falta de caráter e memória de galinha dos seus clientes. A falta de dignidade predomina e a estupidez é colossal. 


Conhecem o adágio: “quanto mais me bates, mais gosto de ti”? – Assim é o relacionamento da TAM com os seus clientes. Clientes que se revelam ser todos “mulheres de malandros”; mulheres da TAM.

Eu não viajo na TAM e recomendo a todos os meus amigos, especialmente os que vão ao Brasil, que tampouco o façam.

Para aqueles que tiverem preguiça de acessar o site do Jorge Tadeu, relaciono a seguir os acidentes e incidentes que ele coleciona. Quem sabe assim, você que me lê, ponha o seu segundo neurônio para trabalhar e mude de empresa aérea na sua próxima viagem. Lembre-se que se você viajar pela TAM e tiver algum acidente, eu vou achar é bom. Se morrer, melhor ainda.

Reportagens coletadas sobre a TAM pelo Jornalista Jorge Tadeu:

2008 – Vôo da TAM vindo de Madri para SP teve de voltar duas horas depois. [Esta eu acrescentei. Não estava na lista].
2008 – Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá (MT).
2008 – Avião da TAM com problemas aborta decolagem em São Paulo
2008 – Vôo da TAM é interrompido após colisão com pássaro no Maranhão
2008 – Vôo 3453 da TAM sofre queda brusca entre Minas e São Paulo
2008 – Vazamento de combustível em avião da TAM atrasa vôo em Brasília
2008 – Uma estranha manutenção em avião da TAM no Aeroporto de Recife
2008 – Teto de Airbus da TAM cai durante o pouso em São Paulo
2008 – Problema técnico faz avião da TAM pousar em Guarulhos
2008 – Problema em avião da TAM assusta jogadores do Botafogo
2008 – Pneu de Airbus da TAM estoura durante pouso em Minas Gerais
2008 – Piloto da TAM arremete pouso três vezes em João Pessoa
2008 – Pássaros entram em turbina de avião da TAM no Rio
2008 – Passageiros passam por situação de pânico durante vôo da TAM Rio -Vitória
2008 – Funcionário da TAM é atropelado por avião da empresa em São Luiz (MA)
2008 – Deputada denuncia falta de segurança em vôo da TAM
2008 – Aviões da TAM fazem pouso de emergência em Viracopos (SP)
2008 – Avião da TAM tem pane elétrica e aborta decolagem em MG
2008 – Avião da TAM sofre pane em Teresina (PI)
2008 – Avião da TAM que levava Zeca Pagodinho arremete em SC
2008 – Avião da TAM faz pouso de emergência em Miami
2008 – Avião da TAM bate em pássaro em Londrina e faz pouso de emergência
2008 – Avião da TAM atinge ave e retorna ao aeroporto em Brasília
2008 – Avião da TAM arremete em Ilhéus
2008 – Avião da TAM se choca com urubus ao pousar em Belém

2007 – Vôo da TAM sofre pane após decolagem em Belém
2007 – Vidro trinca e faz avião da TAM retornar ao Aeroporto em SP
2007 – Turbulência faz avião da TAM retornar a Cumbica e deixa passageiro ferido
2007 – TAM cancela vôo por falha em aeronave em MS
2007 – Queda de máscaras assusta passageiros de vôo da TAM
2007 – Passageiros se assustam com queda de revestimento de Airbus durante vôo
2007 – Pára-brisa quebra e obriga avião da TAM a voltar
2007 – Pane obriga volta de avião da TAM com jogadores do Remo a Belém
2007 – Pane impede decolagem de avião da TAM de MS para SP
2007 – Pane em avião da TAM força pouso de emergência em Foz do Iguaçu
2007 – Fokker 100 retorna ao Aeroporto com vazamento de combustível
2007 – Fokker 100 da TAM faz pouso forçado em Campo Grande
2007 – Fokker 100 da TAM destrói vidros do Aeroporto em SC
2007 – Fokker 100 da TAM arremete em Congonhas
2007 – Fokker 100 da TAM aborta decolagem duas vezes em SC
2007 – Falha em avião da TAM interdita pista em Curitiba
2007 – Cachorro na pista obriga avião da TAM a arremeter no Rio
2007 – Aviões da TAM e da GOL se chocam no Aeroporto de Congonhas
2007 – Avião da TAM vai para manutenção ao pousar para conexão
2007 – Avião da TAM tem problemas mecânicos em Londrina
2007 – Avião da TAM tem problemas em Fortaleza
2007 – Avião da TAM tem problemas com despressurização na Paraíba
2007 – Avião da TAM retorna a aeroporto após decolar no Rio de Janeiro
2007 – Avião da TAM procedente de Milão apresenta problemas
2007 – Avião da TAM não consegue decolar em Belém
2007 – Avião da TAM faz pouso de emergência em Guarulhos
2007 – Avião da TAM faz manobra brusca para evitar colisão
2007 – Avião da TAM é rebocado para manutenção em Brasília
2007 – Avião da TAM com o presidente do Senado sofre pane e retorna para Natal
2007 – Avião da TAM atola no Aeroporto de Ribeirão Preto (SP)
2007 – Avião da TAM arremete para evitar choque no RS
2007 – Armas da Força Nacional desaparecem em vôo da TAM
2007 – Após colisão com pássaros, dois vôos da TAM fazem pouso forçado
2007 – Airbus da TAM volta a Congonhas após 30 minutos de vôo
2007 – Airbus da TAM retorna com problemas técnicos logo após decolar em SP
2007 – Airbus da TAM mergulha repentinamente e assusta passageiros
2007 – Airbus da TAM é rebocado em Congonhas
2007 – Airbus da TAM cai em São Paulo - 199 mortos
2007 – Airbus da TAM arremete para não colidir com helicóptero em SP
2007 – Airbus da TAM arremete em SP e pousa 17 minutos depois
2007 – Airbus da TAM apresenta problema na asa esquerda no RS
2007 – Airbus A-320 da TAM faz pouso de emergência em Londrina e é reparado com fita adesiva. Avisada, a Polícia Federal deteve a decolagem do avião
2007 – Aeronave da TAM arremete e assusta familiares de vítimas

2006 – Pneus de avião da TAM estouram em aterrissagem no Amapá
2006 – Pane em avião obriga piloto a fazer pouso de emergência no Piauí
2006 – Mais um pouso de emergência em Macapá (AP)
2006 – Fokker 100 faz pouso de emergência em Cuiabá
2006 – Fokker 100 dá mais um susto
2006 – Em pane, avião da TAM teve que ser guiado "às cegas"
2006 – Chuva de granizo danifica avião da TAM e assusta passageiros em SP
2006 – Avião,vindo de Fortaleza para Teresina, abre porta em pleno vôo
2006 – Avião da TAM perde porta no vôo e retorna a Congonhas
2006 – Avião da TAM faz pouso de emergência no Paraguai
2006 – Avião da TAM faz pouso de emergência em São Paulo
2006 – Avião da TAM decola com moldura de janela quebrada
2006 – Airbus da TAM faz pouso de barriga em Salvador

2005 – Turbinas de Airbus da TAM se incendeiam em S. J. do Rio Preto (SP)
2005 – Garça atinge avião da TAM no Rio
2005 – Fokker 100 da TAM é atingido por urubu em Porto Velho (RO)
2005 – Avião da TAM sai da pista em Paris

2004 – Pneu estourado em pouso de avião da TAM fecha aeroporto no Rio
2004 – Falso alarme de seqüestro de avião gera tumulto na Argentina
2004 – Avião derrapa na pista do aeroporto de Natal (RN)

2003 – Avião da TAM pousa envolto em fumaça
2003 – Airbus da TAM derrapa durante pouso em Florianópolis

2002 – Porta de avião abre durante o vôo e piloto retorna para aeroporto - RJ
2002 – Fokker-100 bate em urubu e retorna ao aeroporto em Belém (PA)
2002 – Fokker da TAM faz pouso não programado em Pelotas (RS)
2002 – Fokker da TAM colide com escada de passageiros em Corumbá (MS)
2002 – Fokker 100 apresenta problemas em PE e passageiros são remanejados
2002 – Dois aviões da TAM fazem pouso forçado em São Paulo
2002 – Avião da TAM faz pouso forçado em aeroporto de Alagoas
2002 – Avião da TAM apresenta problema na decolagem em SP e pousa no Rio
2002 – Avião com FHC quase bateu em Fokker da TAM
2002 – Airbus da TAM faz pouso de emergência em Corumbá (MS)

2001 – Trinca em vidro interrompe vôo da TAM - São Paulo (SP)
2001 – Pouso de emergência em Viracopos (Campinas - SP)
2001 – Pane na turbina assusta passageiros em Teresina (PI)
2001 – Pane hidráulica em Fokker 100 pouco antes da decolagem
2001 – Pane elétrica atrasa vôo Rio - Teresina
2001 – Incêndio em Fokker 100 pouco antes da decolagem no Rio
2001 – Fokker da TAM pousa por engano em pista particular no Maranhão
2001 – Fokker da TAM derrapa no aeroporto internacional do Paraná
2001 – Acidente aéreo mata mulher no ar após pane em avião da TAM em Belo Horizonte (MG)

2000 – Fokker 100 afunda no Aeroporto de Caruaru (PE)

1999 – Avião da TAM derrapa e sai da pista ao pousar no Rio

1998 – Avião da TAM pousa em pista errada no ES

1997 – Incidente com avião da TAM fecha aeroporto de Blumenau (SC)
1997 – Fokker 27 sofre despressurização em cabine e é retirado de operação
1997 – Explosão a 2.400 metros de altitude abre um buraco em avião da TAM
1997 – Avião da TAM pousa de barriga durante treinamento em Uberaba (MG)
1997 – Avião da TAM faz pouso forçado em praia no Espírito Santo
1997 – Avião da Riana / TAM cai ao tentar decolar da Baia da Guanabara

1996 – A tragédia do vôo 402. 99 mortos

1993 – Pouso forçado destrói estrutura do avião em Tucumã (PA)
1993 – Cessna da TAM pega fogo após aterrissar em Sinop (MT)
1993 – Avião Bandeirantes da TAM cai próximo a Cuiabá (MT)

1992 – Cessna 550 da TAM derrapa em Congonhas e pega fogo

1991 – Fokker 100 da TAM derrapa para fora do aeroporto (SP)

1990 – Piloto erra o ponto de frenagem e um Fokker 27 caiu sobre um automóvel em Bauru (SP). Três pessoas morreram.

1988 – Avião da TAM derrapa na decolagem em pista molhada e pára no mar

1984 – Um Bandeirante bate em um morro em Macaé (RJ) 21 minutos depois de decolar do aeroporto do Galeão, no Rio. Os 18 ocupantes morrem

1983 – Sete pessoas morreram na queda de um Bandeirante em Araçatuba (SP)

1983 – Fokker 27 da TAM se acidenta em São Paulo

1982 – Learjet cai em Rio Branco (AC). Os dez ocupantes morrem

1982 – Avião da TAM derrapa na pista e cai em vala em Uberaba

1980 – Nove pessoas morrem em queda de avião da TAM

1979 – Avião Bandeirante cai matando os 18 ocupantes em Bauru (SP)

1976 – Acidente com avião Learjet 25B da TAM na Baia da Guanabara (RJ)


Comentários: Para enviar por E-mail clique «AQUI»



x